Energia alimentar

Uma nova postura
Com o corre-corre e o estresse do mundo de hoje, o cansaço e a exastão viraram regra.Dormir mais, é claro, seria a melhor resposta, Mas uma alimentação adequada também pode abastecer o corpo para os longos periodos de trabalho e evitar que os niveis de energia caiam ao longo do dia.
De onde vem a energia?
Os componentes mais importantes de todos os alimentos- carboidratos proteinas e gorduras- são os nutrientes que fornecem calorias, que por sua vez nos dão energia. O corpo humano converte os carboidratos em  glicose, a fonte mais importante de energia.A glicose é o "açucar do sangue" e sua taxa sobe após a ingestão de carboidratos. O aumento dos niveis de açucar no sangue estimula o pâncreas a liberar insulina, o homônio que auxilia a glicose a penetrar nas células.Quando entra na célula, a glicose fornece energia para abastecero corpo.Uma certa quantidade da glicose não utilizada é armazenada nos músculos e no figado sob forma de glicogênio. O corpo recorre a esses estoques sempre que os niveis de açúcar no sangue baixam.Quando o estoque de glicogênio está cheio, o excesso de glicose é convertido em gordura.
A protéina também pode ser convertida em energia, mas é uma fonte menos eficiente do que os carbodratos. Embora as gorduras sejam a fonte mais concentrada de calorias, elas, de fato, são menos eficientes do que os carboidratos, pois demoram mais tempo para serem digeridas e metabolizadas.
Apesar de algumas alegações absurdas, vitaminas não fornecem energia.Entretanto, são necessárias para possibilitar muitos dos processos metabólicos que levam à produção de energia.


Sete estratégias para obter bastante energia
Comer de forma a obter o máximo de energia viola várias das regras em que costumamos acreditar - exemplo que os carboidratos são maléficos que petiscar é prejudicial e que o açúcar é um bom energético.As seguintes estrátegias colocarão você no caminho certo.
1. Tome café da manhã.Esta refeição nos prepara para iniciar o dia.Reabastece o estoque de energia do carpo após um jejum noturno e ´provê a energia necessária paramante-lo fisica e mentalmente alerta O café da manhã aumenta o rendimento fisíco e de aoredizado. Estudos provaram que crianças que tomam café da manhã se concentram melhor são mais criativas e se comportam melhor O mesmo vale para adultos.
2. Consuma alimentos ricos em ferro. A anemia ferropriva( carência de ferro) é uma das deficiências nutricionais mais comumno Brasil.O ferro é essecial para a produção de hemoglobina o pricipal componente das hemácias ( glóbulos vermelhos) A hemoglobina transporta o oxigenio para as células do corpo, nas quais é usadp para a produção de energia e desempenha funções metabólicas essenciais. Se seus estoques de ferro estiverem baixos os globulos vermelhos não poderão fornecer muito oxigênio para as células.As consequencias da deficiência de ferro são fadiga, pouca energia e dificuldade de concentração.Os alimentos mais ricos em ferro são as carnes vermelhas,miúdos cereais com ferro pães enriquecidos ou integrais, frutas desidratadas verduras de folhas verdes, feijão, nozes e sementes e melaço de cana.
Você pode aumentar a capacidade do seu corpo de absorver ferro não heme ingerindo o alimento com outro que contenha vitamina C. Por exemplo, se quiser aumentar a absorvição de ferro que uma tigela de cereais enriquecidos pode lhe proporcionar, adicione morangos ou tome um copo de suco de laranja
3. Coma mais carboidratos complexos. Os carboidratos encontrados em pães grãos, cereais, frutas verduras e doces são digeridos e se transforma em glicose de açúcar simples . E é esta glicose que fornece. Carboidratos complexos de pães e cereais integrais lentilhas e outros legumes ricos em amido são o combustivel ideal, porque são digeridos gradativamente e servem como uma fonte constante de combustivel para o corpo e o cérebro Além do mais fornecem muitas vitaminas minerais e substâncias quimicas vegetais importantes para manter o corpo bem nutrido.