quinta-feira, 14 de janeiro de 2010



Comendo com Pressa 
Existem restaurantes de fast-food  e de entregas por todo o Brasil, até mesmo em universidades, livrarias e hospitais. De acordo com as estatisticas da indústria alimenticia os restaurantes de fast-food atendem muitos milhões de pessoas por dia.
Alguns críticos culpam a dependencia cada vez maior desse tipo de alimentação, com alto teor de calorias e gorduras e as porções gigantescas como fator responsável por 40% dos brasileiros adultos estarem acima do peso .Embora os defensores alegem  que a maioria dos restaurantes de fast-food ofereça outros pratos menos  calóricos e mais saudáveis, a grande maioria dos aliemtos que ingerimos em suas cadeias de restaurantes- os hambúrgueres, batatas fritas, cachorro-quentes, frango frito e pizza estão carregados de gordura saturada, sal e calorias, além de bem poucas fibras.
A maior parte dos alimentos de fast-food tem alta concentração de gordura saturada. Alimentos fritos- sobretudo batatas fritas-  também costumam ter niveis signicativos de gorduras trans, as gorduras artificiais que são criadas quando o hidrogênio é adicionado ao óleo vegetal para torná-lo mais sólido e estável. Acredita-se que as gorduras trans são tão prejudiciais à saúde - ou mais- do que as gorduras saturadas.
Cadeias de fast-food, como McDonald's assumiram o compromisso de reduzir os ácidos graxos trans e as gorduras saturadas em seus produtos e de oferecer cardápios ou opções mais nutritivas. Muitos restaurantes de fast-food acrescentaram uma variedade de opções mais saúdaveis a seus cardápios , incluindo saladas alimentos grelhados, batatas assadas, sopas pães integrais, frutas, iogurte com baixo teor de gordura e sucos. Algumas cadeias também oferecem uma análise nutricional em seus websites ou disponibilizam cópias em seus restaurantes, para ajudar os clientes preocupados com a nutrição a comer de forma saudável.

O fator segurança
De vez em quando, um surto de intoxicação alimentar é vinculado a um estabelecimento de fast-food. Qualquer refeição produzida em massa, e que não é consumida logo corre o risco de contaminação. A mais perigosa, principalmente para crianças pequenas, é a infecção por E coli contraida ao se comer carne contaminada malcozida.
Não é aconselhável comprar fast-food para viagem e adiar por muito tempo sua ingestão. Qualquer alimento não consumido imediatamente deve ser refrigerado e reaquecido antes de comer. Se você estiver comendo em um restaurante, recuse qualquer alimento pré-cozido que pareça estar ali há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário