quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


Uma alimentação nutritiva é muito importante em periodos de estresse.O estresse prolongado, seja psicologico ou fisico, pertuba as necessidades digstivas e nutricionais. O alimento fornece energia, vitamina e minerais para suportat o estresse e ajuda a combater os efeitos negativos do sistema imunológico do corpo.Frutas citricas, pimentão verde e batata assada sõ ricos em vitaminaC e ajudam o corpo a manter a resistencia contra infecções resultantes do estresse.Alimentos ricos em zinco- como frutos do mar, carne, aves, leite, ovos, cereais e nozes- também ajudam a manter a saúde do sistema imunológico.
Quando estão sob estresse, algumas , pessoas estão sempre com fome e têm compulsão alimentar; outras têm de se forçar a comer.Como e estresse interfere na digestão,é melhor comer de quatro a seis pequenas refeições distribuidas ao longo do dia no lugar das três principais.
Refeições ricas em carboidratos podem elevar os niveis de serotonina uma substância quimica do cérebro conhecida por sua capacidade de induzir à sensação de calma. Estudos revelaram que individuos propensos ao estresse, que seguem alimentação ricas em carboidratos e pobre em proteinas sofrem menos depressões induzidas por este mal.


Você está estressado?
Como o estresse pode causar diferentes sintomas, tanto físicos como mentais, costuma ser dificil determinar a real fonte de muitos problemas. Um médico pode solicitar exame mesmo que suspeite que o estresse seja a causa real. A seguir, listamos as manifestações mais comuns do estresse:




Sintomas físicos
* Palpitação, falta de ar, dores no peito e outros sinais de doença cardiaca
( que devem ser examinados)
* Respiração acelerada e fora do comum vertigem ou leve tontura.
* Sensações de formigamento nas mãos e /ou pés.
* Dores crônicas ou recorrentes nas costas ou no pescoço.
* Frequentes dores de cabeça.
* Diarreia ou prisão de ventre.
* Azia e outros tipos de problemas digestivos.
Sintomas psicológicos
* Dificuldade de se concentrar e de tomar decisões.
* Insônia.
* Fadiga crônica, mesmo após descanso adequado.
* Ansiedade prolongada.
* Alterações de apetite e aumento de consumo de álcool, nicotina ou outras drogas.
* Dificuldades de lidar com problemas, mesmo que pequenos.
* Dificuldades em se divertir.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário